Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista 1.025 casos e mais três óbitos associados à covid-19

 

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Ministério da Saúde de Cabo Verde anunciou, terça-feira, o registo, nas últimas 24 horas, no país, de 1.025 casos de coronavírus (covid-19),ou seja, um novo recorde diário, e três  mortes ligadas ao mesmo vírus, sendo duas em Sâo Vicente e uma na cidade da Praia.

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico divulgado pelo Ministerio da Saúde, os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 3.005 amostras desde segunda-feira última, com uma taxa de positividade global de 34,1 por cento, sendo que os novos casos de covid-19 foram identificados em todos os 22 municípios cabo-verdianos.

Nas últimas 24 horas, foram registados 231 novos casos de covid-19 só na cidade da Praia, situada na ilha de Santiago, com uma taxa de positividade de 26,9 por cento, tendo em conta as 859 amostras analisadas.

Ainda na ilha de Santiago foram assinalados 91 novos infetados, nos restantes municípios.

Foram também detetados novos casos de covid-19 nas ilhas de São Vicente (237), Santo Antão (134), Sal (104), Fogo (69), São Nicolau (66), Boa Vista (56), Maio (34) e Brava (três).

Foram dadas como recuperadas da doença 254 pessoas aopasso que o acumulado de óbitos subiu para 354, um na cidade da Praia e outra em São Vicente, além de 18 por causas externas, ou seja, mais um em São Vicente desde segunda-feira, desde o início da pandemia.

Cabo Verde passa a ter um acumulado de 44.592 casos positivos de coronavírus, desde 19 de março de 2020 (quando foi diagnosticado o primeiro infetado no arquipélago), distribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas, segundo dados do Ministério da Saúde.

O arquipélago regista hoje 5.568 casos ativos de covid-19 e soma 38.643 casos considerados recuperados da doença, enquanto dois infetados estrangeiros foram transferidos para seus países de origem.

O país tem registado, nos últimos dias, recordes diários de novos infetados com o novo coronavírus.

Por outro lado, confirmou, terça-feira, a presença da variante Ómicron a circular no arquipélago.

No entanto, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, disse acreditar que a pandemia do coronavírus está numa "fase descendente", mesmo com o elevado número de casos e com a confirmação da variante Ómicron no país.

Em declarações a jornalistas, na cidade da Praia, após apresentar os tradicionais cumprimentos de Ano Novo ao Presidente da República, José Maria Neves, o chefe do Governo de Cabo Verde disse que o comportamento da pandemia, nos últimos dias, veio demonstrar que a nova variante já estava no país.

Faltava apenas a confirmação através de laboratórios, tendo sido verificadada a sua presença em 87 por cento das cerca de 300 amostras enviadas ao Instituto Pasteur, em Dakar (Senegal).

"O comportamento do vírus e desta variante tem demonstrado que afeta muito mais gente, com maior rapidez, mas com menos impacto na saúde", salientou Ulisses Correia e Silva, acrescentando que se está  na fase de viragem que “irá permitir a Cabo Verde voltar novamente a crescer, criar empregos, rendimentos, e voltar à normalidade da vida social."

.-0- PANA CS/DD 04jan2022