Cabo Verde reforça meios de diagnóstico da covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde vai reforçar os seus laboratórios de virologia com equipamentos, materiais e reagentes, num investimento de 416.519.202 escudos (3,7 milhões de euros), para assegurar um melhor e mais rápido diagnóstico do novo coronavírus, soube-se quarta-feira de fonte oficial
O Governo cabo-verdiano tomou esta decisão numa altura em que os casos da covid-19 vem aumentando, no arquipélago, com um balanço acumulado de 998 infeções desde o surgimento da doença, em março último.
Atualmente funcionam, em Cabo Verde, dois laboratórios de virologia, do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), na Praia, ilha de Santiago, e no Mindelo, ilha de São Vicente.
O Governo já anunciou a intenção de instalar um segundo na Praia e outro na ilha do Sal, através de uma parceria com um laboratório privado local.
Os dois laboratórios em funcionamento têm processado mais de duas centenas de amostras diárias, devido ao aumento de casos da covid-19, no arquipélago, nos últimos dias.
No total, já foram realizados em Cabo Verde cerca de 2.500 testes de diagnóstico da covid-19 e mais de 30 mil testes rápidos, que avaliam a circulação do novo coronavírus na comunidade e a imunidade à doença adquirida pela população.
O Governo considera necessário diligenciar medidas que visam assegurar a aquisição de novos equipamentos, materiais e reagentes.
Neste sentido, o Ministério da Saúde foi autorizado a fazer a adquisição por ajuste direto, sem esperar pelos prazos do concurso público, por “motivos de urgência”.
No seu balanço desta quarta-feira, o Ministério da Saúde indicou que os 998 casos de covid-19 acumulados no arquipélago, desde 19 de março, inclui oito óbitos e 479 pacientes dados como recuperados.
-0- PANA CS/IZ 24jun2020