Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde reforça capacidade de sistema de governação eletrónica

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI) de Cabo Verde anunciou, quinta-feira, estar a proceder ao reforço das infraestruturas de computação e a capacidade do sistema de governação electrónica, com a instalação de mais equipamentos no seu centro de dados, apurou a PANA de fonte segura.

Numa nota de imprensa, o NOSI dá conta que esta operação vai aumentar significativamente a capacidade das infraestruturas que suportam o sistema, com consequências na melhoria da prestação de serviços públicos.

De acordo com a mesma fonte, equipamentos foram adquiridos no âmbito da implementação do projeto e-Gov II, financiado pelo Governo da República Popular da China, a fim de reforçar a capacidade de resposta e a conetividade da Rede de Telecomunicações Privativa do Estado.

Ultimamente têm-se verificado falhas recorrentes no sistema de governação eletrónica no país que têm perturbado o funcionamento dos serviços públicos, com fortes reclamações por parte dos utentes.

Segundo uma fonte do NOSI, neste momento o sistema já está estabilizado e perspetiva-se que, com a instalação desses novos equipamentos, o problema vai ser solucionado na sua plenitude.

-0- PANA CS/DD 01set2017