Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde reduz preço de combustíveis em 30 e 40 por cento

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O preço dos combustíveis em Cabo Verde baixou, a partir das primeiras horas desta terça-feira, entre 30 e 40 por cento, anunciou a Agência de Regulação Económica (ARE) do arquipélago.
De acordo com a nova tabela fixada pela ARE, a gasolina, que era vendida anteriormente a 160 escudos/litro (1,45 euro), passou a 96,70 escudos (0,87 euro), o que representa uma redução de 40 por cento.
Por sua vez, o gasóleo, o combustível de maior consumo em Cabo Verde, caiu de 112,40 escudos/litro (1,02 euro) para 76,40 escudos (0,69 euro), menos 32 por cento.
O combustível destinado ao abastecimento à Marinha caiu de 84 escudos/litro (0,76 euro) para 54,20 escudos (0,49 euro), enquanto o gasóleo especial para produção de electricidade baixou de 105 escudos/litro (0,95 euro) para 69,92 escudos (0,63 euro).
A ARE, instituição que regula os preços em Cabo Verde, justificou a descida dos preços com a tendência favorável do mercado internacional na altura de compra dos lotes importados de combustíveis.
No comunicado em que se anuncia esta nova redução dos preços, a ARE alerta, entretanto, que as cotações dos produtos derivados de petróleo no mercado internacional começam a dar sinais de alguma inversão de tendência em alta com a expectativa de retoma da procura.
“Ao desfasamento existente entre a importação e a entrada dos lotes em consumo para alguns produtos, o efeito da baixa dos preços no mercado internacional continua a fazer-se sentir, determinando a queda dos preços no mercado interno cabo-verdiano”, sublinha a ARE.
A última redução do preço dos produtos derivados do petróleo em Cabo Verde foi decretada pela ARE em Novembro do ano passado, atingindo nessa altura uma média de 10 por cento.