Cabo Verde reduz de 7 mil para um único caso ativo da covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde anunciou segunda-feira ter reduzido o número de casos ativos da covid-19 dos mais de sete mil registados em janeiro passado, para apenas um atualmente.
De acordo com dados da Direção Nacional de Saúde, há uma semana o arquipélago contava com 14 casos ativos da doença, que já então era um dos registos mais baixos desde o início da pandemia no país que também não regista qualquer óbito por complicações associadas à covid-19 há três semanas.
O anterior óbito associado à covid-19 no arquipélago aconteceu em 22 de fevereiro, e em todo o mês anterior registaram-se cinco mortos, tantos como praticamente num único dia em janeiro, no pico da pandemia.
Desde o início da pandemia da covid-19 em Cabo Verde, em março de 2020, o arquipélago já registou 401 mortes por complicações associadas à doença e um acumulado de 55.907 casos positivos dos quais 55.453 pacientes recuperados.
Cabo Verde atingiu um recorde diário de cerca de 1.400 novos infetados com o novo coronavírus num único dia, em janeiro, já com a nova variante Ómicron a circular no arquipélago, mas a situação melhorou rapidamente a partir da segunda semana de janeiro.
Cabo Verde voltou, em 06 de março, à situação de alerta, o menos grave de três níveis, mantendo atualmente um nível "mínimo" de restrições devido à pandemia da covid-19, deixando de ser obrigatória a utilização da máscara na via pública.
Apesar do fim da obrigatoriedade da utilização de máscara na via pública, ela mantém-se nos espaços fechados de atendimento público, exceto em discotecas.
De igual modo, deixou de ser exigida a apresentação de certificado de vacinação ou de teste negativo no acesso a restaurantes e bares, mas continua a ser necessária essa apresentação para aceder a discotecas e locais de diversão noturna, bem como nas viagens interilhas e internacionais.
-0- PANA CS/IZ 15março2022