Cabo Verde recebe prémio da UNESCO por proteção de parque nacional
Praia, Cabo Verde (PANA) – A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) acaba de atribuir ao Instituto do Património Cultural de Cabo Verde o Prémio Internacional Melina Mercouri, pela sua “extraordinária contribuição” para a proteção, gestão e desenvolvimento do Parque Natural da Cova, Paul e Ribeira da Torre, na ilha de Santo Antão.
Em nota publicada, segunda-feira, a agência onunsina informa que o prémio foi entregue durante uma cerimónia, na sua sede em Paris, pela diretora-geral Audrey Azoulay, ao presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes.
Na ocasião, ele disse que “é uma prioridade da instituição que dirige “implementar ações para melhorar as condições de vida das comunidades, proteger o ecossistema cultural e natural e de forma sustentável” e ao mesmo tempo “garantir o prazer de quem visita” a beleza da paisagem.
O presidente do Instituto diz que os 30 mil dólares americanos de prémio devem servir para criar um plano de gestão e um centro de interpretação, para apoiar a formação de jovens guias turísticos e promover o empreendedorismo feminino.
O Parque Natural de Cova, Paul e Ribeira da Torre é um dos 10 parques naturais do arquipélago. A região foi classificada como área protegida, em 2004.
Para a UNESCO, o parque “é um exemplo emblemático dos pântanos das montanhas de Cabo Verde e um dos seus ecossistemas agrícolas mais importantes.”
A região é dominada por uma cratera vulcânica, chamada Cova, áreas de floresta, picos íngremes, vales profundos e falésias com vista para o mar.
Com o tempo, as pessoas encontraram formas de se adaptar a essa paisagem, criando uma rede de estradas e caminhos, bem como infraestruturas de conservação e irrigação do solo.
A comunidade local é considerada um parceiro importante, ajudando na sua preservação e combate a incêndios periódicos.
Segundo a UNESCO, “a gestão do parque tem sido orientada pelo compromisso e envolvimento dos habitantes do parque, garantindo o uso sustentável dos recursos.”
O Prémio Internacional Melina Mercouri, criado em 1995, é atribuído a cada dois anos. O objetivo do premio é apoiar a proteção de paisagens culturais de ameaças como o desenvolvimento não planeado, a população escassa e as alterações climáticas.
-0- PANA CS/IZ 19nov2019