Cabo Verde recebe mais 31.200 doses da vacina da AstraZeneca
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo de Cabo Verde aguarda pela chegada ao país, nesta sexta-feira, de mais 31.200 doses da vacina da AstraZeneca contra a covid-19, provenientes da Frannça, apurou a PANA de fonte oficial.
Em comunicado, o Executivo cabo-verdiano esclarece que estas doses, incluídas no quadro da Covax, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir um acesso equitativo global às vacinas no mundo.
Doadas pelo Governo francês, as doses vão permitir dar continuidade ao plano de vacinação de Cabo Verde, face à meta de imunizar 70 por cento da população até ao final do ano de 2021.
Cabo Verde estabeleceu, além dos profissionais de saúde, polícias, militares, bombeiros, doentes crónicos e idosos, também professores e trabalhadores do setor do turismo e das fronteiras como grupos prioritários para a vacinação contra a doença viral.
O país espera receber pelo menos 181.200 doses de vacinas contra a covid-19 durante o mês de junho, incluindo 100 mil também da AstraZeneca doadas pelo Governo da Hungria, que chegam terça-feira próxima.
Cabo Verde já tinha recebido 24.000 doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca a 12 de março e 5.850 da Pfizer (Estados Unidos) dois dias depois, no âmbito do mecanismo Covax, que prevê atribuir mais 80.000 doses de vacinas da AstraZeneca, das quais as 31.200 que chegam nesta sexta-feira.
De acordo com informação anterior do ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, o Governo cabo-verdiano está ainda a negociar a aquisição de mais 250 mil vacinas com a China.
-0- PANA CS/DD 04jun2021