Cabo Verde recebe dos EUA primeira remessa de vacinas da Pfizer para crianças
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde recebe esta terça-feira 64.350 doses de vacinas da Pfizer contra a covid-19 doadas pelos Estados Unidos (EUA), para vacinar as crianças e adolescentes, apurou a PANA de fonte oficial.
De acordo com uma nota de imprensa do Ministério da Saúde de Cabo Verde, trata-se da primeira remessa das 200.070 doses doadas pelos EUA, através do mecanismo Covax, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir uma vacinação equitativa contra o novo coronavírus.
Segundo a fonte, a chegada das vacinas ao país deve acontecer, até 12 de dezembro próximo, está organizada em três remessas separadas e em lotes aproximadamente iguais.
"Cabo Verde vai utilizar esta vacina para vacinar a população adolescente, ou seja, com idade compreendida entre os 12 e os 17 anos, permitindo assim ao país aumentar a sua franja da população contemplada com a vacinação contra a covid-19", adiantou o Ministério da Saúde.
Essa será a segunda doação de vacinas dos Estados Unidos a Cabo Verde, depois de 100 mil doses da Moderna recebidas em 03 de outubro, também no âmbito da Covax.
Cabo Verde já atingiu uma taxa de 83,3 por cento da sua população maior de 18 anos com uma dose de vacina, enquanto 68,7 por cento de pessoas já receberam as duas doses.
O país recebeu, há uma semana mais, 30 mil doses de vacinas da Astrazeneca doadas por Portugal, a terceira doação feita pelo país europeu ao arquipélago africano, elevando para 745.150 doses recebidas até agora de vários países e parceiros internacionais.
-0- PANA CS/IZ 07dez2021