Cabo Verde recebe do Japão mais de mil toneladas de arroz
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo do Japão entrega esta quinta-feira a Cabo Verde uma ajuda alimentar de mais de mil toneladas de arroz, para o ano fiscal de 2020, apurou a PANA de fonte oficial.
Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde refere que esta entrega será feita no porto da Praia, referente ao acordo de ajuda alimentar assinado com o Governo do Japão, em 19 de agosto de 2020, no valor de 250 milhões de ienes (1,9 milhão de euros).
O carregamento que vai ser entregue, na capital cabo-verdiana, será de 1.050 toneladas de arroz, que se soma à entrega de 2.564 toneladas no porto do Mindelo, na ilha de São Vicente, em dezembro de 2021.
"O apoio japonês vem ajudando as autoridades cabo-verdianas na resposta aos desafios ligados à Segurança Alimentar e Nutricional a nível nacional, contribuindo para o aumento da disponibilidade de cereais e estabilidade de preços no mercado nacional", esclarece a nota.
O documento acrescenta que "com o valor da venda dos cereais em todo o território nacional, cria-se um fundo de contrapartida para financiar projetos de desenvolvimento socioeconómico nas áreas da agricultura, segurança alimentar, disponibilidade de água, e setor da saúde", com "impacto positivo na melhoria das condições de vida da população".
A 30 de junho do ano passado, Cabo Verde e Japão assinaram mais um acordo relativo à assistência alimentar para o ano 2021 no valor 208 milhões de escudos (1,89 milhões).
Esta tradicional ajuda japonesa vem apoiar Cabo Verde na resposta aos desafios ligados à segurança alimentar e nutricional, contribuindo para o aumento da disponibilidade de cereais e estabilidade de preços no mercado nacional.
As relações político-diplomáticas entre Cabo Verde e o Japão datam dos primeiros anos da Independência do arquipélago, em 1975.
No quadro da cooperação bilateral entre os dois países, foram já realizados vários projetos/programas, com destaque para a construção dos cais de pesca da Praia (Santiago) e do Mindelo (S. Vicente).
Foram igualmente realizados programas de apoio à pesca artesanal, aquisição de unidades da frota marítima nacional e projetos de infraestruturas de produção e distribuição de água e energia em diversas ilhas do país.
-0- PANA CS /IZ 24março2022