Cabo Verde recebe da OOAS matérias e equipamentos para combate ao covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – A Organização Oeste Africana de Saúde (OOAS) enviou sábado um lote de materiais de laboratório e equipamento de proteção individual para reforçar a resposta de Cabo Verde à luta contra a covid-19, apurou a PANA, na cidade da Praia.
O equipamento, que chegou à capital cabo-verdiana num voo realizado pela força área da Nigéria, foi entregue pessoalmente ao Ministério da Saúde e da Segurança Social de Cabo Verde pelo diretor-geral da OOAS, Stanley Okolo.
Na ocasião, Stanley Okolo manifestou toda a solidariedade da organização para com Cabo Verde e todos os 15 países que integram a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) nesta luta contra a pandemia que afeta todos ao países no Mundo inteiro.
O diretor-geral da OOAS destacou que o enfrentamento da pandemia está a ser difícil para cada um dos países, destacando que a organização, que está solidária com todos os 15 países da CEDEAO, está também “a fazer os possíveis para termos as respostas que são específicas e, ao mesmo tempo, estratégicas”.
Cabo Verde é o sexto país a receber a ajuda da OOAS, segundo Stanley Okolo, que também realça o apoio dos parceiros, nomeadamente do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, do Banco Africano de Desenvolvimento, das Nações Unidas e do Governo da Nigéria.
O apoio destes parceiros está a permitir a distribuição dos equipamentos para os países, disse.
Do lote dos materiais entregues a Cabo Verde constam dois ventiladores para os hospitais, materiais de laboratório, entre os quais nove mil kits de teste PCR e reagentes.
Constam também materiais de proteção individual como máscaras, óculos de proteção facial, luvas, batas, botas, fatos de macaco e álcool gel.
Ao receber o donativo, o ministro cabo-verdiano da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, agradeceu o “gesto de solidariedade importante” da OOAS e tudo o que a Organização tem feito por Cabo Verde sob a liderança do atual diretor-geral.
“É um trabalho de integração de todos os 15 países da sub-região e que tem permitido nesta fase importante da pandemia fazer uma abordagem integrada dessa situação que afeta o Mundointeiro e particularmente os nossos 15 países”, disse.
Arlindo do Rosário lembrou que essa cooperação de Cabo Verde com a OOAS é uma cooperação de longa data que tem tido ações muito importante na área da formação.
“Eu quero aqui destacar todo o papel que a OOAS também tem em relação à formação dos nossos médicos, os estudantes de medicina aqui da universidade, e que estão em Portugal, neste momento, a concluir a licenciatura.
"O apoio importante que a OOAS deu e tem dado a esses estudantes, mas também na área de laboratório com capacitação do nosso laboratório, dando ao nosso país maior capacidade de resposta”, precisou.
O governante cabo-verdiano deixou também uma palavra de agradecimento ao Governo nigeriano pelo importante apoio que tem dado para a distribuição dos equipamentos.
-0- PANA CS/IZ 09ago2020