Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde recebe apoio de Portugal para ordenamento do território

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O ministro português do Ambiente e Ordenamento do Território, Nunes Correia, anunciou quinta-feira que o seu país iria cooperar com Cabo Verde em áreas como o ordenamento do território, cadastro e requalificação urbanística.
Para o efeito, será assinado sexta-feira um memorando de entendimento sobre estas áreas de cooperação, disse à imprensa o governante português, que acabava de iniciar uma visita de três dias a Cabo Verde a convite da ministra cabo-verdiana da Descentralização, Habitação e Ordenamento do Território, Sara Lopes.
Segundo ele, as duas partes vão proceder a “discussões mais aprofundadas” para ver “que tipo de acções se podem desenvolver”.
Nunes Correia recordou que Portugal "tem experiência nas áreas da requalificação e cadastro", e que, tal como Cabo Verde, dava muita importância à reabilitação urbana e à requalificação de espaços como forma de dar mais qualidade de vida aos cidadãos.
Por sua vez, Sara Lopes precisou que Cabo Verde esperava apoio de Portugal na convergência de normas na área da reabilitação urbana e do cadastro com a União Europeia (UE), decorrentes do acordo de parceria assinado pelo arquipélago com esta última, em 2007.
Ela sublinhou que Cabo Verde "tem grandes desafios, como a melhoria na gestão e planeamento do território, o planeamento urbanístico", recordando que Portugal "está também nesse caminho e tem uma experiência acumulada”.
Segundo ainda Sara Lopes, o seu Ministério quer uma colaboração mais estreita e regular com Portugal na área da habitação e reabilitação urbana, ordenamento do território e planeamento urbanístico, sistemas de informação territorial e implementação de um sistema integrado de cadastro predial.
De igual modo, disse, o seu departamento quer que Portugal seja “o parceiro privilegiado” na assistência técnica necessária à formulação de políticas ajustadas às necessidades de Cabo Verde.