Cabo Verde recebe 33 especialistas cubanos para luta contra covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma equipa de 33 especialistas cubanos chega quarta-feira, 22, a Cabo Verde para apoiar os esforços das autoridades sanitárias do país no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus (covid-19), apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte oficial.
O ministro cabo-verdiano da Saúde, Arlindo do Rosário, explicou que esta missão cubana se realiza no âmbito de uma cooperação tripartida entre Cabo Verde, Cuba e Luxemburgo.
O governante adiantou que os 33 quadros cubanos, incluindo médicos, enfermeiros e epidemiologistas, serão distribuídos pelo país em função das necessidades.
Na segunda-feira, o ministro da Saúde recebeu da Embaixada da China, em Cabo Verde, um conjunto de equipamento e material para a luta contra a covid-19, o que vem juntar-se a vários outros apoios que país tem recebido para fazer face à pandemia, como da União Europeia (UE), que avançou com cinco milhões de euros de imediato.
Segundo Arlindo Rosário, no início de maio próximo, o país vai receber uma grande quantidade de equipamentos, financiados pelo Banco Mundial.
“Quero realçar a disponibilidade e um trabalho de alto nível realizado pela nossa diplomacia junto dos vários parceiros, quer da China, europeus e de outros continentes”, enfatizou o ministro.
Cabo Verde regista até este momento 67 casos positivos de covid-19, sendo 52 na ilha da Boa Vista, 14 na ilha de Santiago e um em São Vicente.
Um dos casos da Praia (Santiago) já foi considerado como recuperado da doença e a primeiro infeção do país, na ilha da Boa Vista, terminou na morte de um turista inglês, de 62 anos.
-0- PANA CS/IZ 20abril2020