Cabo Verde recebe 31.200 novas doses de vacina da Covax
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde anunciou, sexta-feira, que deverá receber, ainda este mês, 31.200 doses da vacina contra a covid-19 pelo mecanismo Covax, apurou a PANA de fonte oficial.
Em declarações à imprensa, o ministro cabo-verdiano da Saúde, Arlindo do Rosário, disse que falta receber 80 mil no âmbito do mecanismo Covax, iniciativa fundada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para garantir uma vacinação equitativa contra o novo coronavírus.
Cabo Verde já tinha recebido 24 mil doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, em 12 de março, e 5.850 da Pfizer dois dias depois, no âmbito desse mecanismo,
Em 14 de maio corrente, Cabo Verde recebeu de Portugal uma doação de 24 mil doses de vacinas também da AstraZeneca, pelo que a garantia de entrega, nos próximos dias, de mais 31.200 doses é um "bom sinal", segundo Arlindo do Rosário.
O ministro da Saúde, que foi reconduzido no cargo no novo Governo de Cabo Verde, empossado quinta-feira, acrescentou que o pais já aplicou, desde 19 de março, aproximadamente 20 mil doses de vacinas, num processo que deverá acelerar, a partir do próximo mês, com o aumento da disponibilidade de vacinas, no país.
"A previsão é que durante todo o mês de junho possamos ter mais vacinas e acelerar todo esse processo de vacinação e atingir a meta de 70 por cento [da população elegível] até final do ano", explicou.
Arlindo do Rosário avançou ainda que está em negociação a entrega de 300 mil doses de uma das vacinas chinesas contra a covid-19, das quais 50 mil serão doadas pelo Governo da China.
"É um processo que está a decorrer, está a seguir os seus trâmites normais. Nós apontamos, no mais breve possível, que possamos ter essa vacina também aqui, em Cabo Verde", disse.
Cabo Verde registava, até quinta-feira, 2.512 casos ativos de covid-19, com um acumulado de 28.898 infetados, 26.116 recuperados e 253 mortes por complicações associadas à doença, desde 19 de março de 2020.
-0- PANA CS/IZ 21maio2021