Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde realiza campanha para prevenir dengue e paludismo

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo concedeu esta sexta-feira tolerância de ponto para permitir aos Cabo-verdianos participar numa megacampanha de limpeza nacional de três dias com vista à erradicação de mosquitos para prevenir a dengue e o paludismo, soube a PANA na Praia de fonte oficial.

A campanha de limpeza deverá garantir um ambiente mais limpo e sadio, reduzir as condições de proliferação dos mosquitos transmissores da dengue, do paludismo e da febre amarela, que tendem a aumentar com a época das chuvas (julho a outubro).

A "Operação Limpar Cabo Verde" vai envolver, além da população, as Câmaras Municipais, o Serviço Nacional da Protecção Civil (SNPC), a Polícia Nacional (PN), as Forças Armadas (FA) e a Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV).

Em 2009, Cabo Verde registou um surto de dengue que afetou 20.711 pessoas, provocando seis óbitos.

O diretor-geral de Saúde, António Pedro Delgado, afirmou que, embora desde novembro não se regista nenhum caso de dengue no país, é preciso continuar a tomar medidas de prevenção para manter a situação controlada.

A realização da campanha foi decidida pela Comissão Interministerial de Luta Anti-vetorial, presidida pelo primeiro-ministro José Maria Neves, durante um encontro em junho último no qual também foi aprovado o Plano Operacional Contra a Dengue e o Paludismo em 2011.

-0- PANA CS/TON 08jul2011