Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde realiza campanha contra alcoolismo para diminuir violência juvenil

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo cabo-verdiano vai lançar uma campanha nacional contra o consumo excessivo do álcool, fenómeno que está associado à delinquência juvenil que está na origem dos vários delitos ocorridos no arquipélago, apurou a PANA de fonte oficial.

A campanha foi anunciada plo primeiro-ministro José Maria Neves, durante uma visita ao Hospital “Dr. Agostinho Neto”, na capital cabo-verdiana, sublinhando que o excesso de álcool está a provocar acidentes de viação, homicídios e violência entre grupos de jovens.

De acordo com o chefe do Governo cabo-verdiano, alguns indicadores da violência e da delinquência juvenil mostram que existe uma “ligação forte” entres esses fenómenos e o consumo excessivo do álcool.

Para fazer face a este problema, disse, deve ser dado um “combate sem tréguas” ao alcoolismo, com o lançamento de um programa nacional de combate ao seu uso excessivo.

Para o efeito, sustentou, terá de ser feita uma campanha integrada de combate a montante às causas do fenómeno da violência existente, na atualidade” no seio da camada juvenil em Cabo Verde.

Apesar dos estudos que comprovam que, de uma geral, o índice de criminalidade em Cabo Verde tem vindo a diminuir, jovens agrupados em bandos ou gangs continuam a protagonizar atos que já ultrapassam meros casos de Polícia.

Este fenómeno centra-se sobretudo na cidade da Praia, mas também já atinge proporções alarmantes em ilhas como São Vicente e Sal.

-0- PANA CS/IZ 09maio2014