Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde realiza ateliê sobre reforma do Turismo

Praia, Cabo Verde (PANA) – A ilha do Sal acolhe no próximo fim de semana (26 e 27) um ateliê sobre a reforma do setor do Turismo em Cabo Verde, promovido pelo Governo, em parceria com o Banco Mundial (BM), um evento que reúne especialistas internacionais e representantes nacionais dos setores públicos e privados, apurou a PANA na cidade da Praia.

De acordo com uma fonte do Ministério das Finanças e do Planeamento, o objetivo desse encontro é analisar os "sucessos" alcançados e perspetivar reformas para fazer face aos novos desafios no setor.

“O setor do turismo cresce a um ritmo assinalável tendo já ultrapassado a faixa dos 500 mil turistas por ano”, revela a fonte, sublinhando que “Cabo Verde tornou-se num destino no top das preferências graças às apostas de grandes marcas internacionais”.

O Governo tem realizado investimentos importantes a vários níveis para acompanhar esse processo de desenvolvimento do turismo e “os resultados falam por si”.

A mesma fonte indica ainda que várias ações têm sido realizadas, no quadro do programa do Governo, visando potenciar a reforma do setor do turismo.

Esta reforma, prosseguiu, “deve consistir na reestruturação do figurino institucional e na adoção de novas políticas ativas” que visam potenciar uma maior participação do setor privado nacional e melhorar os níveis de qualidade e competitividade do destino Cabo Verde.

No entanto, o Governo reconhece que, apesar do trabalho já realizado, “persistem alguns constrangimentos, a nível de políticas, infraestruturas, serviços de transportes, saneamento, energia, entre outros”.

Por essa razão, considera que “este debate corresponde a um momento de análise sobre o caminho percorrido por Cabo Verde nos últimos anos e a emergência de novas ideias e soluções para fazer face aos novos desafios”.

Neste sentido, os participantes do ateliê irão debater temas como “Os princípios do marketing eficiente do destino Cabo Verde”, “Formas de envolver os empresários nacionais nas cadeias de valor do turismo”, “O figurino institucional: formato e o papel de uma potencial organização nacional de turismo de Cabo Verde”.

Um representante do BM irá fazer uma apresentação do estudo, intitulado “O desenvolvimento do Turismo em Cabo Verde: terá chegado o momento de abandonar o modelo all-inclusive”.

As ministras das Finanças e do Planeamento, Cristina Duarte, e do Turismo, Investimento e Desenvolvimento Empresarial, Leonesa Fortes, e a diretora regional do BM para o Senegal, Cabo Verde, a Gâmbia, a Guiné-Bissau e a Mauritânia, Vera Songwe, vão participar no encontro onde estarão presentes outras entidades públicas e privadas ligadas ao turismo.

-0- PANA CS/IZ 24set2014