Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde realiza Semana Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho

Praia, Cabo Verde (PANA) - A capital cabo-verdiana acolhe, a partir desta segunda-feira, a terceira edição da Semana Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, um evento que tem como objetivo promover uma cultura nesta matéria, bem como a promoção do Trabalho Seguro e Digno em todos os ramos de atividades.

Ao longo da semana, a Inspeção Geral do Trabalho (IGT) vai promover o conceito agregador de princípios fundamentais, no qual garante a proteção de direitos e garantias dos trabalhadores em exercício das suas atividades.

Para o efeito, vão ser realizados debates e palestras, em que participam vários profissionais da área, entre os quais inspetores do trabalho vindos de São Tomé e Príncipe e de Portugal.

Os dados mais recentes divulgados pelo IGT indicam que os acidentes de trabalho em Cabo Verde diminuíram 32,6 porcento entre 2012 (288) e 2013 (194).

Num balanço do panorama nacional enquadrado nas celebrações do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, a IGT indicou que, em Cabo Verde, a maior parte dos casos ocorre na construção civil, em que as regras de segurança ficam, muitas vezes, por cumprir.

"Existe uma necessidade de maior consciencialização na construção civil por parte das empresas e dos trabalhadores", alertou o inspetor-geral da IGT, João Carvalho, reconhecendo que o país tem um "défice" de equipamentos de proteção, bem como de especialistas neste domínio.

Segundo João Carvalho, não existem em Cabo Verde empresas especializadas com equipamentos de proteção, e o número de técnicos com conhecimento significativos nessa área de segurança, higiene e saúde no trabalho é "insuficiente".

-0- PANA CS/IZ 05maio2014