Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde realiza I Congresso Olímpico

Praia, Cabo Verde (PANA) - A cidade da Praia acolhe nos dias 29 e 30 deste mês o I Congresso Olímpico Cabo-verdiano, um evento que visa debater as grandes problemáticas do desporto no arquipélago, apurou sexta-feira a PANA de fonte desportiva.

Trata-se de uma iniciativa do Comité Olímpico de Cabo Verde (COC), a decorrer sob o lema “Olimpismo & Desenvolvimento Humano”, e que conta com a presença de centenas de participantes, nomeadamente atletas, técnicos, dirigentes desportivos, empresas, instituições universitárias e entidades administrativas e políticas.

De acordo com o secretário executivo do COC, Leonardo Cunha, é pretensão do movimento olímpico cabo-verdiano “esclarecer e encorajar as ações e projetos que promovam o olimpismo no país” pelo que paira a expetativa para que este congresso venha a ser um dos eventos mais importantes do ano desportivo de 2016.

Segundo ele, o COC quer aproveitar este evento para que os Cabo-verdianos possam conhecer melhor e interpretar os princípios e valores do olimpismo e que ela possa ainda servir para o desencadear de um autêntico movimento olímpico nacional.

Neste sentido, a organização acredita que o I Congresso Olímpico cabo-verdiano vai ser um espaço aberto para se debater temas como o Olimpismo e Desenvolvimento Humano; Olimpismo, Ética e Sociedade; A Educação Olímpica no Sistema Educativo; Movimento Olímpico em África; A Situação Desportiva de Cabo Verde e O Olimpismo e a Promoção do Turismo no Arquipélago.

Esses temas serão apresentados e debatidos por vários especialistas do desporto cabo-verdiano e internacional, entre os quais o professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana de Portugal, Gustavo Pires; o presidente do Comité Pierre de Coubertin do Brasil, Nelson Todt; e também a presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes.

Esta é mais uma “ofensiva” do COC no ano dos Jogos Olímpicos Rio’2016, no âmbito do qual o comité tem estado a encetar contactos com instituições diversas como instituições estrangeiras e nacionais, visando o estreitar de relações que permitam a implementação de projetos com impactos no desporto cabo-verdiano, aliado a várias causas sociais.

A abertura do Congresso estará a cargo do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que encabeça a Comissão de Honra onde também figura a ministra da Educação e Desportos, Fernanda Marques, e outras individualidades.

-0- PANA CS/IZ 29jan2016