Cabo Verde realiza I Conferência Anual de Política Externa
Praia, Cabo Verde (PANA) - Uma Conferência anual de Política Externa (CAE 22) realiza-se nesta segunda-feira na cidade da Praia, sob a égide do Governo de Cabo Verde, soube a PANA de fonte oficial.
O evento de dois dias, o primeiro do género, tem como propósito produzir ideias e recomendações devidamente trabalhadas, com subsídios para fortalecerem a implementação da política externa do arquipélago, de acordo com uma nota divulgada pelo Gabinete da Chefia do Governo,
Prevê-se ainda, com a realização desta conferencia, delinear linhas orientadoras e eixos de intervenção da Estratégia Nacional de Política Externa e aperfeiçoar a diplomacia cabo-verdiana, enquanto instrumento de realização desta política, nomeadamente, por via da contínua capacitação institucional e humana, dirigida a todos os atores inseridos no amplo e integrado sistema nacional de relações externas.
Esta conferência inaugural acontece num contexto regional e internacional instável, dominado pelo isolacionismo e protecionismo, e pelas repercussões da pandemia da covid-19, com efeitos nunca antes vistos desde a Segunda Guerra Mundial, e que terão impactos nas relações entre Estados e, consequentemente, sobre o ritmo e as modalidades da atividade diplomática.
“Este evento é visto como uma oportunidade para se aprimorar a diplomacia de Cabo Verde e reforçar a coerência na implementação da política externa, estabelecendo novas e criativas abordagens, de modo a aproveitar as oportunidades que possam emergir desta crise pandémica”, lê-se no documento.
A cerimónia de abertura vai ser presidida pelo Presidente da República, José Maria Neves, cabendo ao primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, proceder a ato de encerramento do colóquio.
O evento tem ainda como orador convidado, o subsecretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e alto representante para os Países Menos Avançados, Encravados e Pequenos Estados insulares em Desenvolvimento (HRLLS, sigla em inglês), Courtenay Ratray.
Também o presidente da Aliança Global para as Vacinas e ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, é um dos oradores desta conferência que decorre sob o lema “Desafios da diplomacia cabo-verdiana face à pandemia da covid-19.”
-0- PANA CS/DD 17jan2022