Cabo Verde realça parceria com Fundo de Solidariedade Africano
Praia, Cabo Verde (PANA) - A secretária de Estado cabo-verdiana do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, destacou a parceria com Fundo de Solidariedade Africano (FSA), soube a PANA de fonte oficial.
Em declaração à imprensa, no final de um encontro, quarta-feira, na cidade da Praia, com o diretor-geral do FSA, Gyalo Abdurrahman, Adalgiza Vaz descreveu a instituição como sendo "um fundo de garantia com uma ampla gama de produtos que, além das operações de garantia, abrange modalidades como a co-garantia, a contra-garantia, garantias individuais e garantias de cartelha.
Trata-se, prosseguiu, de uma instituição financeira que tem soluções que vão ao encontro dos interesses das empresas do país.
O FSA, que engloba 21 países, incluindo Cabo Verde, oferece, além disso, facilidades para apoiar o comércio internacional, o refinanciamento e operações de garantia para empresas de todas as dimensões, acrescentou.
Segundo ela, a participação é possível por meio de bancos e seguros, com a facilidade de concorrer a concursos nacionais e internacionais.
O FSA também traz vantagens como a bonificação de taxas de juros, embora essas vantagens sejam limitadas às entidades públicas, incluindo o Governo e empresas estatais, que busquem operações para a implementação de projetos e a coleta de recursos a nível internacional.
Por sua vez, o DG do FSA anunciou a disponibilização de 300.000.000 euros, por dois anos, para financiar projetos públicos e privados em Cabo Verde.
Realçou o compromisso da sua instituição de alcançar objetivos globais em África, daí, frisou, a necessidade de estabelecer parcerias estratégias para impulsionar o desenvolvimento dos Estados.
“Cabo Verde é valorizado apesar do seu tamanho. É um país com potencial e recursos humanos importantes“, reconheceu Gyalo Abdurrahman assegurando que o FSA está a trabalhar para expandir a sua base e tornar-se numa agência especializada da União Africana.
Neste sentido, ele reiterou o compromisso da instituição de auxiliar Cabo Verde em matérias de financiamentos e desenvolvimento financeiro.
A disponibilidade do FSA, uma instituição que tem por missão apoiar os países membros com garantias de empréstimos bancários e emissões de obrigações destinadas a financiarem operações/projetos economicamente rentáveis, foi manifestada por uma delegação da instituição que esteve em Cabo Verde, de 27 a 30 de novembro corrente, com o objetivo de estreitar relações com as instituições financeiras cabo-verdianas.
Na sessão de apresentação do FSA, procedeu-se à assinatura de acordos de parceria com empresas cabo-verdianas, como a Cabo Verde TradeInvest (CVTI), a Pro-Garante, a Bolsa de Valores de Cabo Verde e o Conselho Superior das Câmaras do Comércio e do Turismo.
-0- PANA CS/DD 30novembro2023