Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde reafirma apoio à Guiné-Bissau

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A ministra cabo-verdiana da Defesa, Cristina Fontes Lima, reafirmou terça-feira, na ilha do Sal, ao Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacia Sanhá, a disponibilidade de Cabo Verde em apoiar as autoridades bissau-guineenses com vista ao regresso da estabilidade no país para o seu desenvolvimento, soube a PANA de fonte oficial.
Cristina Lima deslocou-se à ilha cabo-verdiana do Sal para receber o chefe de Estado da Guiné-Bissau, que escalou o aeroporto local a caminho do Brasil para uma visita oficial a convite do seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
No final do encontro, a ministra da Defesa adiantou que Cabo Verde está disponível para apoiar aquele país, nomeadamente na área da formação militar.
"Podemos disponibilizar a formação que as autoridades da Guiné-Bissau entenderem a nível militar", precisou Cristina Lima, recordando que existe um acordo neste domínio entre os Ministérios da Defesa dos dois países.
Relativamente ao envio de militares cabo-verdianos para integrar a anunciada força internacional formada para garantir a segurança na Guiné-Bissau, a titular da pasta da Defesa em Cabo Verde respondeu que essa questão ainda não está a ser discutida.
"Estamos contentes com a evolução e estamos disponíveis no quadro da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e das Nações Unidas para apoiar as decisões tomadas no sentido de garantir a estabilização necessária ao desenvolvimento", sublinhou a ministra cabo-verdiana da Defesa.