Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde ratifica acordo africano de comércio livre

 

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, anunciou que decidiu ratificar o acordo que cria a Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) e respetivos protocolos, apurou a PANA de fonte oficial, na cidade da Praia.

A entrada de Cabo Verde na ZCLCA já tinha sido aprovada no passado mês de fevereiro , pelo Parlamento cabo-verdiano, pelo que, com esta decisão do chefe de Estado, Cabo Verde conclui todos os procedimentos para ser parte integrante deste acordo que pretende criar uma zona de comércio livre nos 55 países da União Africana.

Cinquenta países do continente africano, entre os quais Cabo Verde, assinaram em março de 2018, o Acordo, no decorrer da 10.ª sessão extraordinária da Assembleia da União Africana (UA), realizada em Kigali, capital do Rwanda.

Nessa altura, para além do Acordo que cria a Zona de Comércio Livre Continental, os Estados-membros da UA assinaram também a Declaração de Kigali e o Protocolo sobre livre circulação de pessoas, direito de residência e de estabelecimento, este último sem a participação de Cabo Verde.

A Zona de Livre Comércio Continental tem potencial para se constituir como o maior mercado do mundo: os 55 Estados-membros da UA representam um Produto Interno Bruto (PIB) de 2.500 mil milhões de dólares.

-0- PANA CS/IZ 25out2020