Cabo Verde quer dialogo para evitar saída do Burrkina Faso, Mali e Níger da CEDEAO
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, apela ao diálogo para evitar que Burkina Faso, Mali e Níger saiam da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), soube a PANA de fonte segura.
O estadista abo-verdiano reagia a um anúncio feito domingo último pelos três países de se retirarem da CEDEAO, de acordo com a mesma fonte.
Ao comentar um comunicado conjunto emitido pelos governos dos três países, José Maria Neves defendeu que "não podemos permitir que estes três países saiam da comunidade", reconhecendo por outro lado que o referido anúncio é "um sintoma da crise" por que passa a comunidade oeste-africano.
No entanto, ele disse entender que esta posição conjunta dos três membros da CEDEAO "é um fermento para uma reflexão sobre a integração regional e a unidade africana."
"Isto mostra que é importante, neste momento, haver um diálogo (...) e encontrarmos os melhores caminhos para garantirmos que todos se sintam bem na nossa comunidade. O diálogo, a negociação para a resolução desta crise, é fundamental", defendeu o chefe de Estado cabo-verdiano.
Frisou que se trata de um "problema grave, uma vez que pode haver risco de contagiar outros países a pensarem em abandonar a organização."
O Presidente de Cabo Verde manifestiu-se desde já "disponível para apoiar neste processo de diálogo e busca de soluções para resolvermos definitivamente esta questão."
Disse acreditar que as instituições da CEDEAO vão tomar "iniciativas imediatas" para analisar estas questões e encontrarmos as melhores soluções.
-0- PANA CS/DD 01feveiro2024