Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde quer afirmar-se no mundo através de desporto, diz governante

 

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde quer afirmar-se no mundo através do desporto, declarou na ilha do Sal o ministro cabo-verdiano dos Desportos, Fernando Elísio freire.

O governante falava quinta-feira na cidade da Praia, na abertura da 18.ª assembleia-geral da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA), uma  atividade realizada pela primeira vez em Cabo Verde e que reuniu mais de 100 presidentes e delegados desta organização pan-africana.

"Esta reunião vem demonstrar que, apesar da insularidade e da pequenez, estamos fortemente engajados em sermos importantes e relevantes no desporto continental, mundial e olímpico”, frisou.

Defendeu que o desporto é uma escola de valores e de cidadania e que o investimento no desporto é um dos caminhos para a formação do cidadão com novas atitudes e comportamentos perante o seu país e no relacionamento com o mundo.

Por sua vez, o presidente da ACNOA, Mustapha Berraf, agradeceu às autoridades cabo-verdianas por acolherem esta reunião e os I Jogos Africanos de Prai.

Considerou que esta decisão reforça a mensagem de solidariedade e amizade entre os membros daquela Associação Olímpica.

Da agenda desta reunião da ACNOA, que antecedeu a abertura oficial dos I Jogos Africanos da Praia, constaram um debate sobre questões consideradas importantes de gestão, o balanço das atividades do ano de 2018 e  diretrizes para os próximos tempos.

Nesta assembleia foi feita também a apresentação dos Jogos Africanos de Rabat 2019 e a Comissão para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Os primeiros Jogos Africanos de Praia arrancam nesta sexta-feira na ilha cabo-verdiana do Sal, com o término previsto para 23 de junho corrente, apurou a PANA de fonte segura.

Trata-se do maior evento desportivo até agora realizado em Cabo Verde, o que, segundo o ministro cabo-verdiano dos Desportos, Fernado Elisio Freire, é demonstrativo da aposta do Governo em transformar o país numa plataforma de organização de eventos desportivos internacionais.

Estima-se cerca de duas mil pessoas, entre atletas, dirigentes, desportivos e respetivas comitivas, bem como jornalistas de vários países do mundo, o número de participantes nestes I Jogos Africanos da Praia.

-0- PANA CS/DD 14junho2019