Cabo Verde prorroga situação de contingência face à evolução da pandemia de covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo cabo-verdiano, através de uma resolução do Conselho de Ministros, em vigor dssde sexta-feira última, prorrogou por mais 30 dias a situação de contingência no país, face à evolução da pandemia da covid-19, apurou a PANA de fonte segura.
"As razões de fundo que levaram a que fosse decretada a situação de contingência em todo o território nacional ainda se mantêm", lê-se na resolução.
Perante este cenário, entende o Governo, deve-se prorrogar este quadro, por forma a que se garanta a manutenção das medidas de prevenção e contenção que se verifiquem pertinentes na presente conjuntura, lê-se no documento.
Cabo Verde regressou, no final de dezembro último, à situação de contingência face ao aumento de casos de covid-19, que, nos dias seguintes, registaram recordes diários de novos infetados, superiores a 1.000 casos por dia.
Todo o país estava até então em situação de alerta, o nível menos grave de três previstos na lei que estabelece as bases da Proteção Civil, desde 28 de outubro último, mas o aumento exponencial de novos casos de covid-19 levou o Governo a aumentar um nível, apertando as regras, como a proibição de festas de passagem de ano na rua ou a limitação das festas privadas, além do regresso ao uso obrigatório de máscaras na via pública.
Alguns dias depois, o Governo anunciaria também a suspensão de todas as festas públicas e privadas de Carnaval em Cabo Verde.
Cabo Verde regista uma taxa de incidência acumulada recorde de 1.965 casos de covid-19 em 14 dias por 100.000 habitantes, mas os últimos indicadores apontam para uma "fase descendente".
Segunda-feira última o diretor nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, ao fazer o habitual balanço epidemiológico semanal da pandemia de covid-19 em Cabo Verde, admitiu que a diminuição de casos que verifica nos últimos dias leva as autoridades sanitárias do pais a voltarem a ter “alguma tranquilidade, como antes do período do Natal e da passagem de ano."
Desde o final de dezembro que Cabo Verde estava a registar recordes diários de novos casos de covid-19, até ao pico de 1.469 casos a 07 de janeiro corrente, mas, desde então, está em queda, há vários dias, abaixo das 1.000 novas infeções diárias.
Além disso, segundo Jorge Noel Barreto, a taxa de transmissibilidade (Rt) nacional está atualmente em 0,60, dando indícios de "a situação estar a direcionar-se para uma fase descendente."
De acordo com o responsável, no período (14 dias) de 03 a 16 de janeiro corrente, foram analisadas um recorde de 31.346 amostras, que revelaram 11.068 novos casos de covid-19 e uma taxa de positividade de 35,6 por cento e uma taxa de incidência acumulada nacional por 100.000 habitantes, indicador internacional, de 1.965 casos.
Nos 14 dias anteriores, de 20 de dezembro a 03 de janeiro, os laboratórios nacionais processaram 21.481 amostras, que confirmaram 4.562 novos casos, com uma taxa de positividade de 21,2 por cento.
De acordo com Jorge Noel Barreto, o agravamento do número de novos casos de covid-19 registou-se sobretudo na primeira semana do ano, apesar de a taxa de positividade "permanecer bastante elevada" atualmente.
O país já confirmou em janeiro em curso que a variante Ómicron está em circulação no arquipélago que, assinalou, conta atualmente 1.924 casos ativos de covid-19 e um acumulado de 381 mortes associadas à doença, entre 55.023 casos confirmados desde março de 2020.
-0- PANA CS/DD 22jan2022