Cabo Verde prorroga Estado de Emergência na única ilha com casos de covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, prorrogou quarta-feira o Estado de Emergência, até 29 de maio corrente, apenas em Santiago, a maior e mais populosa ilha do arquipélago e que regista quase 80 por cento dos casos de infeção pelo novo coronavírus (covid-19), no país.
Numa mensagem ao país, Fonseca disse ter tomado a decisão, a vigorar das 00:00 horas do dia 15 de maio até às 24:00 de 29 de maio, “na sequência de consultas a diversas entidades técnicas, políticas e da sociedade civil, e ouvido o Governo, nos termos constitucionais”.
O Estado de Emergência vigora, em Cabo Verde, desde 29 de março, tendo no dia 27 de abril sido levantado para as ilhas sem qualquer registo da covid-19 (Santo Antão, São Nicolau, Sal, Maio, Fogo e Brava).
Para as ilhas de Santiago, São Vicente e Boa Vista, que na altura tinham casos positivos, o Estado de Emergência foi alargado até às 24:00 horas de 02 de maio.
A partir dessa data, a medida de exceção passou a vigorar apenas nas ilhas da Boa Vista e de Santiago e devia terminar às 24:00 horas de 14 de maio.
Segundo o Presidente da República, enquanto na ilha da Boa Vista a situação “parece estar controlada”, não se registando novos casos positivos, nas últimas três semanas, a situação na Cidade da Praia tem sido caraterizada por aumento diário de novos casos, em mais de duas dezenas de bairros da capital do país.
Jorge Carlos Fonseca sublinhou, na sua mensagem, que, face a esta situação, ele tomou a decisão de prorrogar o Estado de Emergência apenas, na ilha de Santiago.
“Foi a mais difícil que tomei relativamente ao Estado de Emergência”, disse o chefe de Estado cabo-verdiano, confessando que “ontem quando ia para a reunião estava inclinado a não prorrogar".
Disse que aquilo que o fez mudar de opinião "foi ter ouvido os técnicos de saúde dizer que em Santiago ainda se está numa fase ascendente" do número de casos e "que ainda não atingimos o ponto máximo" que permita um afrouxamento das medidas.
Cabo Verde contabiliza 289 infetados, sendo que a ilha de Santiago regista 230 casos, dos quais 226 no concelho da Praia, dois em São Domingos e dois no Tarrafal; 56 na ilha da Boa Vista e três em São Vicente, assinalando ainda 61 recuperados.
Duas pessoas morreram, sendo um cidadão inglês, de 62 anos, que se encontrava de férias, na ilha da Boa Vista, e uma idosa de mais de 90 anos, do concelho da Praia.
-0- PANA CS/IZ 14maio2020