Cabo Verde prorroga Estado de Emergência em ilhas com covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, anunciou esta sexta-feira a prorrogação do Estado de Emergência, por mais 12 dias, nas ilhas de Santiago e da Boa Vista, as duas onde se regista a esmagadora maioria dos casos positivos de covid-19, apurou a PANA, na cidade da Praia.
Numa comunicação ao país, o chefe de Estado cabo-verdiano precisou que o Estado de Emergência nessas duas ilhas, que vigor no país, desde 29 de março e prorrogado de 18 de abril a 02 de maio, irá prolongar-se "por um período de 12 dias, com início às 00:00 horas do dia 03 de maio e término às 24:00 horas do dia 14 de maio".
No entender de Jorge Carlos Fonseca, a decisão de manter Santiago e Boa Vista sob Estado de Emergência justifica-se por em "ambas as ilhas" estarem em evolução "vários casos confirmados, e em permanente investigação às redes de contactos identificadas, não sendo ainda completamente nítidos e estáveis, nessas ilhas, os contornos e as curvas evolutivas da pandemia".
Desta forma, considera o Presidente da República, terminar o Estado de Emergência nas duas ilhas "representaria um risco relevante de aceleração do ritmo de contágio e de possível descontrolo da pandemia, com efeitos negativos ao nível da saúde pública e de pressão sobre as estruturas de saúde".
A reforçar a sua decisão, o Chefe do Estado deu o exemplo da "experiência de outras paragens" que permite concluir que "o regresso precoce à normalidade e a inerente multiplicação das vias de propagação" do coronavírus poderia trazer ao país, e em especial às ilhas de Santiago e da Boa Vista, "consequências bastante nefastas, muito superiores, no médio prazo, às associadas ao prolongamento do Estado de Emergência".
Jorge Carlos Fonseca sublinhou que este risco iria trazer efeitos negativos ao nível da saúde pública e de pressão sobre as estruturas de saúde, numa altura em que o país ainda “não está suficientemente preparado para conviver com o vírus, apesar dos passos já dados neste sentido”.
A ilha de São Vicente, onde havia até quinta-feira, oficialmente, registo de um único caso, deixou de ser abrangido pelo Estado de Emergência.
O caso registado é na pessoa de uma cidadã chinesa e a ilha passou a contar com três, já que dois membros da família da doente desenvolveram anticorpos e nunca tiveram sintomas.
Anteriormente, Jorge Carlos Fonseca já tinha declarado, a 26 de abril, o fim do Estado de Emergência em outras seis ilhas onde, até agora não, foram registados casos positivos de covid-19.
De acordo com dados atualizados pelo Ministério da Salde, esta sexta-feira foi confirmado mais um caso positivo de covid-19, na cidade da Praia, o que elevapara um total de 122 casos acumulados no pais.
Ainda na ilha de Santiago, há casos confirmados de covid-19, nos concelhos do Tarrafal (2) e de São Domingos (1), pelo que a ilha passou a ser o principal foco da doença no país.
Boa Vista (56) e São Vicente (03) são as outras duas ilhas onde foram confirmados casos do novo coronavírus.
Entre as pessoas infetadas, quatro doentes já foram considerados recuperados, sendo dois em São Vicente, um na Praia e outro na Boa Vista.
-0- PANA CS/IZ 01maio2020