Cabo Verde profissionaliza treinadores de futebol
Praia, Cabo Verde (PANA) – A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) anunciou ter um projeto para a profissionalização dos treinadores da modalidade a nível de todas as regiões desportivas do arquipélago.
Segundo o presidente da FCF, Mário Semedo, o projeto visa “o desenvolvimento do futebol na sua verdadeira essência”.
Semedo falava durante a abertura terça-feira de um curso para 30 treinadores regionais de futebol jovem que decorre até 10 do corrente mês, no Centro de Estágio federativo, na capital cabo-verdiana, Praia.
Mário Semedo explicou que se trata de um projeto em que a FCF está a trabalhar para que Cabo Verde possa ter uma estrutura profissional da modalidade.
“Não podemos continuar a querer desenvolver o futebol e sermos amadores. Estamos a trabalhar para profissionalizar todos os treinadores a nível de todas as regiões desportivas”, explicitou.
No âmbito deste projeto, sublinhou, a profissionalização dos treinadores fará com que eles tenham um vínculo com a federação, para que possam trabalhar sob a coordenação das associações regionais, em concertação permanente com a direção técnica e equipa técnica nacional, com base em ações de formações contínuas e descentralizadas.
A este propósito, revelou que, para além dessas ações de formação, a FCF vai apostar no “Estágio de Aquisição”, um projeto a nível de cada uma das 11 regiões desportivas do país, em que um treinador possa trabalhar com a sua seleção num dos três centros de Estágios (Praia, Sal e São Vicente), em regime de internato, em função da proximidade geográfica.
O dirigente federativo explicou que, com esta estratégia, a FCF pretende criar, desde cedo, nos jogadores o espírito, os valores e a identidade da seleção.
Mário Semedo avançou que a FCF está também a debruçar-se sobre a cooperação que deverá existir entre a instituição que dirige a as associações regionais de futebol e mostrou-se satisfeito e esperançado em como a presença dos formadores indicados por elas dará garantias de que os formandos irão transmitir os valores aos jovens.
“Depois de participarmos, pela primeira vez, com uma selecção de sub-15, constituída numa situação pandémica um pouco difícil, achamos por bem ser fundamental que haja uma concertação sempre permanente entre a equipa técnica nacional e as equipas técnicas regionais”, que poderão funcionar como melhor interlocutor dos responsáveis pela principal seleção de futebol do pais.
Essa ação de formação, em que participam 30 treinadores de futebol, é ministrada pelo diretor técnico da FCF, Pedro Figueiredo, treinador licenciado com nível UEFA Pro, a mais alta categoria da UEFA.
A FCF está a injetar “mais de um milhão de dólares” nas obras de novos relvados e remodelação dos estádios da Várzea (Praia), “05 de Julho” (Fogo) e “25 de Julho” (Santa Cruz).
Trata-se de um financiamento conseguido pela FCF através do programa Forward da FIFA (Federação Internacional de Futebol).
-0- PANA CS/IZ 07julho2021