Cabo Verde presente em reunião ministerial da CEDEAO sobre hidrocarbonetos
Praia, Cabo Verde (PANA) – O ministro cabo-verdiano da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, participa na 2.ª Reunião Conjunta dos Ministros encarregues dos Hidrocarbonetos e do Meio Ambiente dos países da África Ocidental, em curso em Ouagadougou, no Burkina Faso, apurou a PANA de fonte segura.
O encontro de dois dias, iniciado quinta-feira última, versa igualmente sobre a melhoria da qualidade do ar e a preservação da saúde pública, promovendo também o desenvolvimento de um mercado energético intra-regional.
Segundo informações publicadas no site da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), durante este encontro, os participantes vão ainda examinar os resultados dum estudo sobre a harmonização das especificações de combustível e dos limites de emissão de veículos na região comunitária.
“A demanda de combustível na região cresce rapidamente há vários anos, tendo atingido quase 28 milhões de toneladas em 2018. Apesar da existência de oito refinarias na região com capacidade total maior que a demanda atual, a região utiliza uma importação massiva de combustíveis, que responde por quase 75 por cento do volume total consumido”, refere o estudo citado no site.
Esta situação, acrescenta a mesma fonte, expõe a região a choques exógenos do mercado internacional e não garante a segurança energética na África Ocidental.
Além disso, o estudo aponta que o combustível usado na região ainda contém níveis excessivamente altos de enxofre em comparação com os padrões internacionalmente aceites em todo o mundo.
“A combustão deste combustível causa emissões poluentes prejudiciais à saúde das populações e acelera a degradação do meio ambiente”, alerta o documento.
O estudo foi realizado em conjunto pelo Departamento de Energia e Minas da CEDEAO e pelo Departamento de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Comissão da referida organização sub-regional, com o apoio de parceiros técnicos, incluindo a Associação de Refinadores Africanos (ARA), a Organização Africana de Produtores de Petróleo (APPO) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Nesta sexta-feira, os ministros responsáveis pelos hidrocarbonetos e pelo meio ambiente vão reunir-se separadamente para analisarem vários outros documentos específicos de política e estratégia desenvolvidos pela CEDEAO nos setores dos hidrocarbonetos e do meio ambiente.
No que diz respeito aos hidrocarbonetos, a 2.ª reunião destes governantes permitirá analisar os resultados do estudo com vista a desenvolver a estratégia regional da CEDEAO para a popularização do Gás de Petróleo Liquefeito (GPL), como energia de cozinha doméstica.
Já os ministros responsáveis pelo meio Ambiente terão em cima da mesa um projeto de Plano de Ação Ambiental da CEDEAO para 2019-2025 e um projeto de estabelecimento do mecanismo de coordenação regional para a gestão de produtos químicos e de resíduos perigosos.
-0- PANA CS/DD 07fev2020