Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde preparado para diagnosticar e tratar a Gripe A

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O ministro cabo-verdiano da Saúde, Basílio Ramos, assegurou que Cabo Verde possui condições e meios necessários para garantir o diagnóstico correcto e o tratamento adequado da Gripe A (H1N1), caso a pandemia vier a afectar também o arquipélago.
Numa declaração ao país, após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado a Fase 6 da Pandemia da Gripe A, na semana finda, Basílio Ramos anunciou que Cabo Verde possui neste momento um stock de reagentes para diagnosticar 324 casos, bem como medicamentos e material de protecção individual contra a doença.
Segundo ele, desde que a OMS anunciou, em Abril último, a existência de um surto da doença no Mundo, Cabo Verde programou e pôs em prática actividades de alerta e de vigilância nos portos e aeroportos, com informação aos viajantes.
Apesar de ainda não se ter registado nenhum caso de Gripe A em Cabo Verde, o Governo mantém o país em alerta, tendo definido quatro cenários, bem como medidas a serem implementadas em cada um dos deles.
O primeiro cenário é o referente ao quadro em que ainda não se registou nenhum caso registado, e o segundo a implementar com o registo do primeiro caso ou grupo de casos suspeitos, enquanto o terceiro será posto em prática com o registo dos primeiros casos confirmados e o quarto com o registo de vários casos confirmados.
Basílio Ramos garantiu, entretanto, que, com a elevação do nível 6 da Pandemia e com o aumento de casos em países com os quais Cabo Verde mantém contactos aéreos regulares, “a vigilância nos portos e aeroportos do país serão reforçados”.
Paralelamente, o Ministério da Saúde tem divulgado mensagens nos órgãos da Comunicação Social no sentido de as populações terem cuidados de prevenção com o simples acto de lavar as mãos regularmente com água e sabão, tossir ou espirrar cobrindo o nariz e a boca com um lenço de preferência descartável.
O governante prometeu também que, se surgir o primeiro caso no país, será automaticamente comunicado à população para a protecção da saúde dos Cabo- verdianos.