Cabo Verde prepara em Portugal 27.º Campeonato do Mundo de Andebol
Praia, Cabo Verde (PANA) - A seleção cabo-verdiana de andebol inicia, esta segunda-feira, na cidade do Porto (Portugal), o seu primeiro estágio de preparação para participar no 27.º Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar-se no Egito, de 13 a 31 de janeiro do próximo ano, apurou a PANA de fonte segura.
Para esta primeira concentração, que se realiza de 02 a 08 do corrente nessa cidade do norte de Portugal, a equipa técnica liderada por José Tomaz convocou 23 pré-selecionados, dos quais cinco atletas residentes no arquipélago e outros 18, que disputam as ligas europeias em representação de equipas de Portugal (12), da Espanha (três), da Alemanha (um), da França (um) e da Roménia (um).
Para além deste estágio inicial, a direção da Federação Cabo-verdiana de Andebol tem ainda agendado um segundo estágio de preparação em dezembro, que culmina com a deslocação da equipa ao Egito para a sua primeira participação de sempre de Cabo Verde num campeonato mundial.
O plano de participação de Cabo Verde no Mundial de andebol orça por 24 mil contos (cerca de 218 mil euros), tendo o Governo prometido assegurar todas as condições, inclusive reforçar esforços financeiros, para que a seleção cabo-verdiana tenha uma participação à altura desta prova mundial.
A seleção cabo-verdiana de andebol sénior masculina qualificou-se pela primeira vez na sua história para um Campeonato do Mundo da modalidade, ao classificar-se entre as sete primeiras no 24.º Campeonato Africano das Nações decorrido janeiro último na Tunísia.
Cabo Verde integra o Grupo A do Mundial’2021, juntamente com as seleções nacionais da Alemanha, da Hungria e do Uruguai.
-0- PANA CS/DD 02novembro2020