Cabo Verde preocupado com aumento de casos de covid-19 em alguns países europeus
Praia, Cabo Verde (PANA) - As autoridades cabo-verdianas estão preocupadas com o aumento de casos de covid-19 em alguns países europeus, e com viagens de lá para o arquipélago, quando o turismo está a retomar no país, anunciou neste quarta-feira o diretor nacional de Saúde de Cabo Verde, Jorge Barreto-
Citado pela imprensa local, Jorge Barreto sublinhou que este aumento de casos na Europa é sobretudo de pessoas que não vacinadas e que estão desprotegidas e mais expostas e sujeitas à infeção.
"Mas também é motivo de preocupação para Cabo Verde porque neste momento é considerada época alta para o turismo e se estes países tiverem medidas de restrição, isso terá repercussões no nosso turismo e consequentemente na nossa economia", alertou.
No entanto, o diretor nacional da Saúde, assegurou que, desde o início dos voos charters ou das viagens de cruzeiros para o arquipélago, não há registo de evolução destes casos na situação epidemiológica do país, mas que a preocupação continua a ser a possibilidade de adoção de medidas restritivas para com estes países europeus, sobretudo a limitação de viagens.
"É claro que o aumento de casos na Europa preocupa-nos, por causa desta mobilidade de pessoas. Pode ser que tenhamos novamente alguma situação de descontrolo, mas, como uma boa parte da população já está complemente vacinada, possivelmente esta hipótese pode até acontecer, mas poderemos estar um pouco mais protegidos", disse
Entretanto, Cabo Verde está há um mês sem registo de qualquer óbito por covid-19, um dado considerado pelas autoridades de saúde como sendo uma "grande vitória" e que demonstra a eficácia da vacinação.
"É uma grande vitória e uma grande resposta. Isto significa que o trabalho foi bem feito, a colaboração das pessoas, a adesão à campanha de vacinação também foi muito boa e os resultados obtidos até agora vêm comprovar a eficácia das vacinas", disse o diretor nacional de Saúde.
O último óbito provocado pela covid-19 em Cabo Verde aconteceu a 23 de outubro último, no município do Paul, na ilha de Santo Antão.
Desde o início da pandemia, Cabo Verde já registou um total de 38.336 casos positivos acumulados, dos quais 349 resultaram em óbitos, 37.924 curados e 38 ativos.
Contudo, a pandemia provocou uma profunda crise económica e social no país que registou, em 2020, uma recessão económica histórica de 14,8 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), quando, antes da crise, previa crescer mais seis por cento.
Para o próximo ano, o Governo estima um crescimento económico de até seis por cento, face a 2021, dependendo da retoma da procura turística pelo arquipélago, setor responsável por cerca de 25 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde.
-0- PANA CS/DD 24novembro2021