Praia, Cabo Verde (PANA) - O diretor de Prevenção e Controlo de Doenças Prioritárias do Ministério da Saúde de Cabo Verde, Jorge Barreto, alertou quarta-feira que o país pode enfrentar um esgotamento da capacidade hospitalar em dar resposta à covid-19, se os casos positivos continuarem a aumentar.
Desde o início do mês do outubro que Cabo Verde tem assistido a um aumento significativo de casos positivos do novo coronavírus, assim como do número de mortes associadas à doença.
As vítimas mortais são maioritariamente pessoas com mais de 60 anos, que sofrem de outras patologias.
Em declarações à Radio de Cabo Verde (RCV), Jorge Barreto adverte que “se não houver o cumprimento das medidas de prevenção, e os números dos casos continuarem a aumentar, a probabilidade de acontecer casos graves aumenta, assim como de ocorrerem mortes”.
“Aí poderá haver, então, um esgotamento da capacidade de resposta que é o que não queremos que aconteça”, precisou.
Segundo este responsável sanitário, até ao momento, “os jovens de 20 a 40 anos sempre foram a maioria dos casos e continua assim” e “talvez este seja o motivo de não ter havido o estrangulamento dos serviços de saúde com internamentos e casos muito mais graves”.
De acordo com os dados mais recentes, Cabo Verde já contabiliza um acumulado de 7.254 casos positivos de covid-19, sendo dois transferidos para os seus países.
O país conta ainda com 965 casos ativos da doença, enquanto numero de óbitos é de 77.
-0- PANA CS/IZ 15out2020