Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde perde terceiro lugar no CAN de andebol de 2024

Praia, Cabo Verde (PANA) – A seleção nacional masculina de andebol de Cabo Verde perdeu, sábado, contra a Tunísia (28-35) em jogo de atribuição do terceiro lugar do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2024, em curso no Egito, falhando assim a conquista da medalha de bronze da prova, apurou a PANA de fonte desportiva.

Com esta derrota, a segunda consecutiva, o combinado cabo-verdiano falhou, igualmente, a qualificação pré-olímpica de Paris, em 2024, deixando no entanto o Egito com o apuramento garantido para o Campeonato do Mundo 2025, a realizar-se na Croácia, Dinamarca e Noruega.

Todavia, Cabo Verde destaca-se no cenário do andebol africano, marcando a sua terceira participação consecutiva no CAN da modalidade, precisamente em 2020, quando se estreou por convite, alcançando a quinta posição e garantindo pela primeira vez presença no Mundial. Trata-se de um feito inédito para uma modalidade coletiva das seleções cabo-verdianas. 

Na segunda participação, em 2022, a equipa foi vice-campeã, quebrando um ciclo de quase 40 anos onde as finais do CAN eram disputadas exclusivamente entre Tunísia, Egito e Argélia.

No cômputo geral, a presença de Cabo Verde na 26.ª edição do CAN redunda em três vitórias na fase de Grupos frente ao Rwanda (52-27), à Zâmbia (45-23) e à República Democrática do Congo (RDC) (29-22),  que se seguem um triunfo nos quartos-de-final, diante de Marrocos (31-22 ) e duas derrotas, sendo a primeira nas meias-finais contra a Argélia ( 26-32 ) e a segunda ocorrida quinta-feira última perante a Tunísia.

Na final do Campeonato Africano das Nações (CAN)  2023 de Andebol sénior masculino, disputada também sábado último no Egito, país anfitrião, este últj mo derrotou a Argélia por 29-21, consolidando assim a sua posição como tricampão de África.

-0- PANA CS/DD 28janeiro2024