Cabo Verde perde com Burkina Faso (0-1) no CAN’2021
Praia, Cabo Verde (PANA) - A seleção de futebol Cabo Verde perdeu, quinta-feira, por uma bola a zero, frente à sua congénere do Burkina Faso, na segunda jornada do grupo A da 33.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2021, comprometendo o seu apuramento para os oitavos de final da prova que decorre nos Camarões, apurou a PANA de fonte segura.
De acordo com a imprensa, que fez a cobertura da jogo, disputado no Estádio Paul Biya, em Yaoundé (capital camaronesa), a seleção do Burkina Faso foi claramente superior na primeira parte, durante a qual chegou ao golo, e poderia ter ido mais além se não fossem algumas excelentes intervenções do guarda-redes cabo-verdiano, Vozinha.
No entanto, a melhor oportunidade de golo pertenceu a Júlio Tavares, aos 30 minutos, mas o avançado cabo-verdiano, só com o guarda-redes adversário pela frente, permitiu uma excelente defesa de Herve Koffi, que desviou a bola com a ponta dos dedos.
Não obstante essa oportunidade soberana, o Burkina Faso controlou e dominou o jogo até ao intervalo, com a equipa cabo-verdiana a sentir grandes dificuldades para encaixar, em termos posicionais, no adversário e travar as desmarcações dos seus médios e avançados.
O golo que decidiu a partida surgiu aos 39 minutos, numa arrancada de Kaboré pelo flanco direito, seguida de um cruzamento perfeito para a entrada da pequena área, para as costas da defesa cabo-verdiana, onde surgiu Hassane Bandé a finalizar com o peito.
Na segunda parte, Cabo Verde tentou correr atrás do resultado, subiu no terreno, teve mais posse de bola, mas foi um domínio mais consentido do que imposto, e a única ocasião que teve para chegar ao golo surgiu aos 63 minutos, através de um remate cruzado de Kenny Rodrigues, a que o guarda-redes Herve Koffi correspondeu com uma excelente estirada, a evitar o empate.
O Burkina Faso procurou neste período gerir o golo de vantagem, mas pôs-se a jeito para sofrer o empate perante uma seleção de Cabo Verde que se bateu sempre e nunca deixou de procurar chegar ao empate.
Com esta derrota, os chamados "tubarões azuis” (seleção naciinal de futebol de Cabo Verde) comprometem, de certa forma, as hipóteses de apuramento aos oitavos-de-finais da prova, uma vez que terão de, pelo menos, não perder, frente a seleção anfitriã, dos Camarões, na terceira e última jornada do grupo A.
No entanto, tendo em conta que os quatro melhores terceiros classificados serão apurados para oitavos de final, juntamente com os dois primeiros de cada um dos seis grupos, Cabo Verde ainda tem hipótese de ser apurado para a fase seguinte da prova, mesmo em caso de derrota frente aos Camaroneses.
O grupo A é liderado pelos Camarões, com seis pontos e já apurado para os oitavos-de-finais, seguidos do Burkina Faso e de Cabo Verde, ambos com três pontos, e da Etiópia, que ainda não pontuou.
-0- PANA CS/DD 14jan2022