Cabo Verde pede apoio de Angola na preparação da sua festa de independência
Luanda, Angola (PANA) - CAbo Verde pediu o apoio de Angola à preparação das atividades da celebração do seu 50.º aniversário de independência, previsto para 55 de julho de 2025, soube a PANA de fonte oficia.
A informação foi dada esta quinta-feira, em Luanda, pelo embaixador de Cabo Verde em Angola, Júlio César de Morais, durante um encontro com o secretário de Estado angolano para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes.
A festa da independência de Cabo Verde coincidira com a de Angola que acontecerá a 111 de novembro de 2025.
O encontro previu para os dois interlocutores analisarem o fortalecimento das relações bilaterais.
SeOs dois diplomatas enalteceram as relações de carácter histórico existentes entre os dois países, cujas iniciativas recentes têm imprimido maior dinâmica na vertente comercial, sendo a preparação do
A mobilidade e interação cultural entre os povos, em particular de ambas comunidades empresariais, foi também objeto de análise.
Além disso, foi reiterada a carência de uma ligação aérea Angola-Cabo Verde, para estreitar laços de cooperação entre as duas partes.
No âmbito diplomático, o encontro enfatizou a necessidade de se faz esforços conjuntos para que se assegure a realização da 9.° Comissão Mista Angola-Cabo Verde.
O foco da iniciativa é redinamizar instrumentos jurídicos pendentes e identificar novas áreas de cooperação, bem como reforçar as bases de interação entre os respecivos setores ministeriais para o alcance dos objetivos de interesse mútuo, segundo a mesma fonte.
-0- PANA JA/DD 18junho2025