Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde participa no Fórum AgriBusiness 2012 em Dakar

Praia, Cabo Verde (PANA) - A Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação de Cabo Verde (ADEI) vai-se associar à Associação Industrial de Angola (AIA) e à Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) para uma participação conjunta dos países africanos lusófonos no Fórum AgriBusiness 2012, que terá lugar em Dakar (Senegal) de 25 a 28 de novembro, soube a PANA na cidade da Praia de fonte segura.

De acordo com fonte da ADEI, esta participação conjunta, também em parceria com a EMRC Internacional, revela a importância que os países africanos lusófonos atribuem ao AgriBusiness 2012 “no desenvolvimento sustentável do setor agrícola e agroalimentar de África”.

O certame, que vai decorrer sob o tema "Impulsionar o Setor Agrícola em África através da Promoção de Parcerias, Investimento e Tecnologia", reunirá na capital senegalesa mais de 400 pessoas ligadas à indústria agroalimentar internacional.

A edição de 2012 do Fórum é organizada sob o alto patrocínio do Governo do Senegal, contando ainda com a colaboração da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), do banco holandês de investimentos Rabobank e o apoio da Pan African AgriBusiness and Agro Industrial Consortium (PanAAC), entre outras organizações internacionais.

O Fórum Agribusiness 2012 colocará em debate os principais entraves e soluções que existem atualmente no setor agro-alimentar e destacará o papel do empreendedor, do Governo e do setor privado na consolidação eno crescimento do agro-negócio.

Neste sentido, estarão presentes em Dakar especialistas internacionais agrícolas, representantes governamentais, multinacionais, agro-empreendedores e associações do setor privado, ONG, sociedade civil, investidores e financiadores vindos da África, Europa, Ásia e Américas para discutir os projetos em curso, as melhores práticas, conhecer as últimas tecnologias e políticas estratégicas tendo em vista o estabelecimento de parcerias de investimento e de negócios para o setor.

O Fórum Agribusiness 2012 vai incluir, por mais um ano consecutivo, a iniciativa “EMRC-Rabobank Project Incubator Award”.

“Trata-se de um desafio aberto a todos os participantes do Fórum que visa premiar projetos que privilegiem a inovação e contribuam para o desenvolvimento da comunidade em que se inserem. O vencedor recebe o valor em numerário de 15.000 dólares americanos, bem como a possibilidade de apresentar o projeto durante o Fórum e todo o prestígio e visibilidade internacional a este associado”, indica uma nota da ADEI.

-0- PANA CS/TON 05 out 2012