Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde participa na 78ª Assembleia Geral da Interpol

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O ministro cabo-verdiano da Administração Interna, Lívio Lopes, participará de 11 a 15 de Outubro na Singapura na 78ª Assembleia Geral da Organização Internacional da Polícia Criminal (Interpol), soube sexta-feira a PANA de fonte oficial na Praia.
A reunião vai decorrer sob o tema «O Papel da Polícia Internacional na Construção de uma Segurança Sustentável».
Segundo fonte do Ministério da Administração Interna de Cabo Verde, a reunião que tem lugar no momento em que o arquipélago implementa o Programa de Modernização de Fronteiras e Segurança Documental reveste-se de importância para o reforço da articulação com o sistema internacional de informação e comunicação da Interpol e a sua base de dados “com particular interesse no controlo de passaportes, lista de pessoas procuradas, entre outras”.
A fonte salienta que, no quadro dessa Assembleia Geral da Interpol, será realizada a 11 e 12 de Outubro uma reunião ministerial em que estarão presentes os ministros da Justiça, da Segurança e dos Assuntos Internos de mais de 40 países, coadjuvados por altos funcionários policiais de todo o mundo.
Nessa reunião vai ser discutido o reforço do papel do policiamento para apoiar operações de manutenção da paz em situações de crise ou de pós-conflito, particularmente em relação à luta contra a criminalidade transnacional “que podem ameaçar os esforços para restabelecer a lei e a ordem”.
Depois da Assembleia Geral da Interpol, o ministro da Administração Interna segue para a região administrativa especial chinesa de Macau, onde realizará encontros de trabalho com o Secretário para a Segurança, o director da Polícia Judiciaria e o chefe do Executivo local.