Cabo Verde participa na 14.ª edição do Fórum MEDays’2022
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, participará na 14.ª edição do Fórum MEDays’2022, que se realiza de 02 a 05 do corrente em Tanger (Marrocos), sob a égide do rei marroquino, Mohamed VI, apurou a PANA quarta-feira na cidade da Praia, de fonte segura.
Em declarações à imprensa, José Maria Neves revelou que, a convite do Instituto Amadeus, fará o encerramento do fórum que reúne líderes mundiais, empresários, Organizações Não Governamentais e personalidades com prestígios em África e no mundo, para uma reflexão sobre África do presente e as suas perspetivas futuras.
O chefe do Estado cabo-verdiano avançou que, na sua intervenção no evento, vai, essencialmente, refletir sobre África, diferentes crises como o terrorismo na África Austral (norte de Moçambique), conflitos no corredor do Sahel, a guerra civil da Etiópia (região do Tigray) e na região dos Grandes Lagos e, doravante, com o recrudescimento das tensões entre a RD Congo e o Rwanda.
Neves enquadra ainda neste rol de conflitos as ruturas constitucionais que abarcam vários países, sobretudo na costa ocidental africana, com vários golpes de Estados.
“A ideia é dizer que temos que, rapidamente, avançar para criar condições de governabilidade, boa governação e combater a pobreza, desigualdades e mobilizar todas as capacidades e todas as competências africanas e colocá-las ao serviço da dignidade das africanas e dos africanos”, adiantou.
Considerou, também, fundamental mobilizar toda a diáspora, para um crescimento sustentável e infraestruturação africana.
A 14.ª edição do Fórum MEDays’2022 é referenciada como uma oportunidade para discutir as principais questões geopolíticas, económicas e sociais que o planeta enfrenta, incluindo a guerra na Ucrânia, conflitos e instabilidade na África, tensões no Indo-Pacífico, crises alimentares e energéticas, inflação e mudanças climáticas.
Após dois anos de ausência devido à pandemia de covid-19, o MEDays Fórum reúne uma comunidade de 230 palestrantes de 80 países, incluindo especialistas e observadores das relações internacionais, elevando o número de participantes esperados a 5.000.
-0- PANA CS/DD 03nov2022