Cabo Verde participa em torneio para última vaga para fase final do Afrobasket 2021
Praia, Cabo Verde (PANA) - A seleção nacional de basquetebol de Cabo Verde participará num torneio com melhores segundos classificados de quatro das cinco zonas envolvidas na fase preliminar para decidir a última vaga para a fase final do Afrobasket 2021, apurou a PANA, sexta-feira, de fonte segura.
Cabo Verde participa nesta competição a convite da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) África.
De acordo com uma fonte da Direcão Geral dos Desportos (DGD), este convite surge depois de Cabo Verde ter falhado o acesso direto frente à Argélia, em jornada dupla, disputada em Argel, a capital argelina, vencida por esta última por 79-67, no primeiro jogo.
A equipa cabo-verdiana ganhou a sua similar argelina na segunda partida por 99-90.
Contudo, a equipa argelina foi apurada para a fase final, uma vez que, no cômpito das duas partidas, conseguiu uma vantagem de mais três pontos.
Entretanto, a seleção cabo-verdiana ainda poderá ser repescada para participar na prova consoante o seu desempenho neste torneio que, no entanto, ainda não tem local definido, e que deverá acontecer em junho próximo numa data a anunciar pela FIBA.
Segundo fonte da DND, este foi um dos temas da reunião de arbitragem decorrida quinta-feira última, 30 de janeiro, entre a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB) e o ministro cabo-verdiano do Desporto, Fernando Elicio Freiro, que se mostrou agradado pela notícia
Consequentemente, manifestou todo o apoio para que a FCBB se candidate à organização do supracitado torneio Wild Card.
Para além deste compromisso, ficou vincado que a FCBB terá ainda outros desafios internacionais, nomeadamente o Afrobasket masculino Sub-18, o Afrobasket masculino e feminino em novembro, no Uganda.
Esta ultima prova será qualificativa para o Mundial da modalidade, de acordo com a fonte.
-0- PANA CS/DD 01fev2020