Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde participa em reunião sobre emprego nos PALOP

Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma delegação cabo-verdiana chefiada pela ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, participa esta quarta-feira em Luanda (Angola) na reunião dos ministros do Emprego e Formação Profissional do Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor Leste, soube a PANA na cidade da Praia, de fonte oficial.

A reunião, que se realiza no âmbito do 2º Comité de Coordenação e Pilotagem do Projeto de Apoio ao Setor da Formação Profissional nos PALOP, tem por objetivo a avaliação dos resultados do projeto e o estabelecimento de acordos de cooperação e parceria para o reforço dos laços entre os países beneficiários.

Os participantes no encontro vão também debruçar-se sobre a sustentabilidade do emprego e da formação profissional dos PALOP e Timor Leste, as medidas que devem ser tomadas para dar continuidade e sustentabilidade às dinâmicas de cooperação e aprendizagem construídas ao longo do projeto que termina este mês.

O Projeto de Apoio ao Setor da Formação Profissional (PASFP) nos PALOP nasceu da decisão tomada em duas reuniões de ordenadores nacionais dos PALOP (Maputo 2005 e Bruxelas 2006) de focalizar as estratégias de apoio ao desenvolvimento do setor.

Desde logo, ficou definido que o ordenador nacional de Cabo Verde assumiria a liderança do processo que tem como parceiro a União Europeia (UE), representado pela sua Delegação em Cabo Verde.

Fonte do Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos (MJEDRH) afirmou que o projeto, financiado pela UE com cerca de dois milhões e 500 mil euros, tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento económico e social dos PALOP e Timor Leste, tendo por base as características comuns desses seis países, reforçando, em simultâneo, a integração regional e a luta contra a pobreza.

Ele visa, igualmente, reforçar e modernizar as estruturas e os sistemas públicos e privados de enquadramento institucional, nos domínios do emprego e da formação profissional, criando um Sistema de Formação Profissional, Ensino Técnico e Emprego, inserido nas instituições que permita a dinamização da competitividade e da produtividade nos setores de atividade a privilegiar pelo projeto em cada país.

O Comité de Coordenação e Pilotagem (CCP), que assegura o enquadramento político, estratégico e operacional do projeto e aprecia o relatório técnico de atividades, é presidido pelo ordenador nacional do projeto e integra os ministros do Emprego e Formação Profissional dos PALOP e Timor Leste, o gestor do projeto e os pontos focais.

-0- PANA CS/TON 25jun2014