Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde participa em reunião de Parlamentos lusófonos em Angola

Praia, Cabo Verde (PANA) - Uma delegação do Parlamento cabo-verdiano chefiada pelo presidente da Assembleia Nacional, Basílio Ramos, participa desde esta segunda-feira em Luanda (Angola) na IV reunião da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), soube a PANA na cidade da Praia de fonte parlamentar.

A AP-CPLP é um fórum que reúne os Parlamentos nacionais dos oito Estados membros lusófonos e é constituído na base dos resultados das eleições legislativas dos respetivos países.

Nesta sua quarta reunião ordinária de quatro dias, que reúne 79 parlamentares, os participantes vão debruçar-se sobre o Projeto do Estatuto e Regimento Interno da AP-CPLP e o Plano de Atividades da Associação para o período 2013-2015.

Temas como a democracia, estabilidade política e desenvolvimento, integração política e economia no espaço da CPLP, reconciliação nacional e estabilidade das instituições política, figuram igualmente na agenda desta reunião dos parlamentares lusofónos.

A reunião da capital angolana irá debater também as políticas comuns de boa governação, segurança nas novas tecnologias de informação, exploração de recursos naturais e ambiente, segurança social nos países da CPLP e transferências sociais e políticas de combate à pobreza na comunidade.

Durante os dois anos de presidência, Angola vai influenciar os outros Parlamentos para uma boa convivência e cultura de paz no seio da organização.

Paralelamente ao encontro, realizar-se-á a reunião da Rede Mulheres Parlamentares, que vai abordar a implementação da CEDAW (Convenção Para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres), a participação da mulher na política, a violência doméstica, as mulheres e o acesso à terra, a saúde sexual e reprodutiva e o tráfico de mulheres.

Luanda vai albergar ainda na mesma ocasião a reunião dos Secretários-Gerais dos Parlamentos da CPLP que tem como membros efetivos Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

-0- PANA CS/TON 04nov2013