Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde participa em reunião para redução dos riscos de catástrofes

Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma delegação cabo-verdiana chefiada pela ministra da Administração Interna, Marisa Morais, participa na III reunião da Plataforma Global para a Redução dos Riscos de Catástrofes, a ter lugar de 08 a 13 deste mês, em Genebra (Suíça), apurou a PANA segunda-feira, na cidade da Praia de fonte oficial.

A Plataforma Global para a Redução do Risco de Desastres, convocada pela Estratégia Internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Redução de Desastres (UNISDR), é a reunião “mais importante” a nível mundial neste domínio e reforça da capacidade de resistência das comunidades e nações.

A Plataforma Global tem como principal objetivo apoiar os países na implementação do Quadro de Ação de Hyogo, adoptado em 2005.

A terceira reunião da Plataforma Global, a decorrer este ano sob o lema “Investir hoje, para um amanhã mais seguro: Maior investimento em ações locais”, vai incidir, sobretudo, sobre as conclusões e recomendações da II sessão da Plataforma Global, realizada em 2009.

Vai igualmente debruçar-se sobre os resultados do Quadro de Ação de Hyogo e do Relatório Global de Avaliação de Redução de Risco de Desastres para 2011.

“Num contexto onde as catástrofes naturais têm sido uma constante e com consequências nefastas para a humanidade, destacando-se especialmente o caso recente do Japão, a necessidade de medidas urgentes em torno da redução de riscos de desastres e capacidade de resistência é tão forte quanto sempre”, recorda uma fonte governamental cabo-verdiana.

Neste sentido, considera-se que a Plataforma Global constitui uma oportunidade importante para os líderes, decisores políticos, médicos e especialistas compartilharem as suas experiências, proporem ações e definirem o rumo futuro para a redução do risco de desastres.

A terceira reunião da Plataforma Global incluirá também a primeira Conferência Mundial de Reconstrução, organizadapelo Banco Mundial, que pretende, deste modo, criar “novas oportunidades para realçar e dar resposta aos desafios de desenvolvimento e aos desastres provocados por riscos naturais”.

A recuperação e redução dos riscos após desastres, a economia de redução do risco de desastres, e o reforço das alianças para a adaptação ao clima de mudança e desenvolvimento são alguns dos principais temas a serem debatidos na referida conferência.

-0- PANA CS/IZ 09maio2011