Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde participa em conferência da Academia Anti-Corrupção

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A ministra cabo-verdiana da Justiça, Marisa Morais, representa Cabo Verde na conferência de lançamento da Academia Internacional Anti-Corrupção (IACA) realizada de 2 a 3 de Setembro em Laxenburg (Áustria), soube a PANA quinta-feira na Praia de fonte oficial.
A conferência decorre sob o lema "Da visão à realidade: uma nova e holística abordagem no combate à corrupção".
A IACA é a primeira instituição educacional voltada para o combate à corrupção e tem como uma das missões treinar gestores governamentais, o setor privado e a sociedade civil, além de juízes, investigadores, promotores, policiais, fiscais e académicos do mundo inteiro.
Sendo a primeira Academia desta natureza, a IACA tem também como meta servir como centro de excelência na realização de pesquisas e de estudos nesta área, na prestação de formação especializada e no desenvolvimento de políticas e de procedimentos para a prevenção e o combate à corrupção.
De acordo o site oficial da IACA, a expectativa é que Academia permita a implantação mais efetiva da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, além de medidas preventivas, a criminalização e a aplicação da legislação, a cooperação internacional e a recuperação de ativos.
A prevenção e o combate à corrupção como resposta global para um flagelo global e uma abordagem inclusiva são as temáticas a serem debatidas na conferência na qual estarão presentes o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e o novo director executivo do Gabinete da ONU contra as Drogas e a Criminalidade (UNODC), Yuri Fedotov, para além de dezenas de representações ministeriais de Estados-membros da ONU.