Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde participa em conferência mundial das pescas

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Um delegação cabo-verdiana, chefiada pelo ministro do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos, José Maria Veiga, participa a partir desta segunda-feira na V Conferência Mundial dos Ministros das Pescas na região autónoma espanhola da Galiza, soube a PANA na Praia de fonte oficial.
A V Conferência Mundial dos Ministros das Pescas, promovida pelo Governo espanhol, vai discutir a problemática das pescas, a gestão dos recursos marinhos e a luta contra a pesca ilegal ou não autorizada.
Neste fórum de três dias, Cabo Verde vai expor, enquanto Estado da região geoestratégica da África Ocidental, a sua experiência sobre a gestão do sector das pescas, nomeadamente a industrial e a artesanal.
O arquipélago tem em curso um importante pacote de projectos nesse sector e que contam com o financiamento e apoio técnico da Espanha.
É o caso da transformação das antigas instalações de frio da Interbase, destruída no ano passado por um incêndio, num complexo de apoio à pesca na região do Atlântico.
Com o apoio do Governo de Madrid, a empresa de conservação e transformação de pescado Frescomar foi modernizada e expandida.
De igual modo, está em curso o projecto para a privatização e relançamento dos Estaleiros Navais de Cabo Verde (CABNAVE), que vai ter como principal parceiro a República Popular da China.