Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde participa em Cimeiras Afro-árabe e Euro-africana na Líbia

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O Presidente cabo-verdiano, Pedro Pires, aceitou o convite do seu homólogo líbio, Muamar Kadafi, para assistir às Cimeiras Árabo- africana e Euro-africana previstas respetivamente para Outubro e Novembro deste ano na Líbia, soube a PANA terça-feira na Praia de fonte oficial.
O convite do líder líbio ao seu homólogo cabo-verdiano foi entregue a Pedro Pires na tarde de terça-feira pelo embaixador da Líbia no Senegal, Shalgam Massoud, que se deslocou à Praia para o efeito.
Em declarações aos jornalistas, o enviado especial de Muamar Kadafi assegurou que o Presidente cabo-verdiano aceitou o convite para participar nas duas cimeiras.
A União Africana (UA) criou no passado mês de Feveriro uma comissão integrada por vários países africanos, dos quais a Argélia, o Djibuti, a Líbia, o Sudão e o Egipto, membros igualmente da Liga Árabe, para participar nos trabalhos do Comité Preparatório da Cimeira Afro-Árabe prevista para Outubro de 2010 na Líbia.
Segundo a comissária da UA para os Assuntos Políticos, Julia Dotty Join, a cimeira deverá permitir estudar as perspetivas de cooperação entre as duas regiões nos planos económico, científico, cultural e desportivo.
Por outro lado, a III Cimeira Euro-africana deverá ter lugar na capital da Líbia em Novembro, três anos depois da realizada em Lisboa, em Dezembro de 2007, durante a presidência portuguesa da União Europeia, que assinalou o reencontro entre os blocos europeu e africano após um interregno de sete anos depois da primeira cimeira em 2000 no Cairo, no Egito.