Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde parceiro de Programas Florestais da FAO

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Cabo Verde foi aceite como um dos Parceiros do Mecanismo para os Programas Florestais, uma instituição de financiamento da Organização das Nações para a Alimentação e Agricultura (FAO), soube a PANA terça-feira na Praia de fonte oficial.
Cabo Verde deverá beneficiar durante três anos de aproximadamente 300 mil dólares norte-americanos do mecanismo da FAO, que reconhece o papel essencial dos Programas Florestais Nacionais (PFN) na resolução dos problemas do sector florestal no mundo.
O mecanismo encoraja a participação activa das partes envolvidas na elaboração e execução dos PFN no seu país, favorecendo em primeiro lugar o reforço das capacidades e a partilha de informação e oferece serviços de informação sobre os PFN no mundo inteiro.
“A especificidade do mecanismo é de estimular a participação ao processo dos PFN, concedendo subvenções directamente às partes envolvidas dos países parceiros, na base dum processo competitivo e transparente”, indica uma fonte da representação da FAO no arquipélago.
Os PFN devem ser adaptados às necessidades locais e prioridades nacionais, reflectindo os princípios acordados a nível internacional, que favorecem uma participação informada de todas as partes envolvidas.
O valor dos fundos disponibilizados pelo mecanismo depende das actividades propostas e é ajustado em função das necessidades e da situação específica de cada país (importância socioeconómica da floresta no país, estado de avanço na elaboração do programa florestal nacional, custo/eficiência estimado dos fundos concedidos e apoio externo proveniente de outras fontes).