Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde operacionaliza Serviços Secretos

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O Serviço de Informações da República (SIR), encarregue da inteligência e da segurança do Estado, será operacionalizado este mês ou o mais tardar em Janeiro de 2010, soube a PANA terça-feira de fonte oficial na Praia.
O SIR vai tornar-se operacional depois da publicação no Boletim Oficial do último diploma legal que faltava para a aplicação da lei datada de 2005, que cria os serviços de inteligência e segurança do Estado no arquipélago.
A necessidade dum serviço de inteligência em Cabo Verde fez-se sentir desde o final dos anos 1990, sobretudo devido ao surgimento no país de fenómenos como o narcotráfico, o branqueamento de capitais, o tráfico de armas, a espionagem, o terrorismo, os crimes informáticos e outras formas de criminalidade organizada nacional e transnacional.
O SIR será criado com o apoio das congéneres de Portugal, do Brasil, dos Estados Unidos da América, de França e de Israel.
Ele dependerá directa e exclusivamente do primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, embora sujeito a uma fiscalização regular da Assembleia Nacional e da Procuradoria-Geral da República (PGR), consoante o modelo vigente em vários países europeus.