Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde ocupa 4º lugar nas telecomunicações em África

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Cabo Verde ocupa o quarto lugar na lista dos países africanos relativa ao desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC), que acaba de ser publicada pela União Internacional das Telecomunicações (UIT), apurou a PANA na cidade da Praia.
De acordo com o relatório da UIT, intitulado "Avaliando a Sociedade da Informação 2010", o arquipélago subiu cinco posições este ano, a nível mundial, passando do 107º para o 102º lugar no ranking dos 159 países avaliados.
No continente africano, Cabo Verde é ultrapassado apenas pelas ilhas Seichelles (66ª posição no ranking geral), pelas ilhas Maurícias (72ª) e pela África do Sul (92ª).
O relatório da UIT avalia o índice dos custos médios de telefonia fixa, móvel e serviços de acesso à Internet em banda larga, comparando os dados com os levantados entre 2007 e 2009.
Na avaliação geral feita nos países abrangidos pelo estudo, as maiores quedas dos custos foram observadas no preço da Internet (42 porcento), seguido do de serviços de telefonia móvel (25 porcento) e fixa (20 porcento).
Contudo, a UIT considera que, apesar da redução significativa, os preços dos serviços de telecomunicações, em especial o acesso à banda larga, continuam fora do alcance de muitas pessoas.
No caso de Cabo Verde, o índice dos custos dos serviços de telecomunicações sofreu, em 2008, uma redução de 11,26 porcento em relação ao rendimento médio bruto per capita para 7,09 porcento em 2009.
As reduções sofridas a nível da telefonia fixa e móvel, com os custos a caírem de 4,22 para 1,93 porcento (fixa) e de 9,9 para 5,98 porcento (móvel), são os melhores índices na avaliação dos serviços cabo-verdianos das telecomunicações.
No entanto, relativamente à banda larga, apesar da redução, o seu custo ainda é relativamente alto, fixando-se, no ano passado, em 19,65 porcento do rendimento per capita do arquipélago.