Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde observa luto nacional pela morte do

Presidente polaco Praia- Cabo Verde (PANA) -- O Governo de Cabo Verde decretou, por ocasião do funeral do Presidente da Polónia, Lech Kaczynski, luto nacional de 24 horas, desde as 00:00 horas deste domingo, apurou a PANA de fonte oficial.
O Presidente da Polónia morreu, a 10 de Abril corrente, na queda de um avião, na região do aeroporto de Smolensk, no oeste da Rússia, quando se dirigia à localidade russa de Katyn, para prestar homenagem aos milhares de oficiais polacos executados em 1940 pelos serviços secretos soviéticos.
Todos os ocupantes do aparelho morreram no desatre, incluindo a Primeira Dama, Maria Kaczynsk; o comandante do Exército, general Franciszek Gagor; o presidente do Banco Nacional, Slawomir Skrzypek; e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Andrzej Kremer; e várias outras importantes figuras da política e do clérigo da Polónia.
No comunicado em que anuncia a observação de um dia de luto nacional, o Governo cabo-verdiano salienta que foi "com profunda consternação" que tomou conhecimento do falecimento do Presidente da República da Polónia, bem como da Primeira Dama polaca, de altos dignitários do Estado e da classe política polaca, no trágico acidente de aviação do passado dia 10 de Abril.
O Governo de Cabo Verde considera que as especiais relações existentes entre o arquipélago e a Europa, dada a Parceria Especial com a União Europeia (UE), vem ganhando, ao longo dos últimos tempos, um forte incremento e acredita ser prova da amizade muito especial que os membros da UE vêm demonstrando a Cabo Verde.
Reconhece, particularmente, que a Polónia "tem prestado uma valiosa contribuição ao processo de transformação económica e social de Cabo Verde, com a formação de vários quadros cabo-verdianos".
O Executivo liderado pelo primeiro-ministro José Maria Neves, "considerando a consternação do Povo de Cabo Verde, que se solidariza com o Povo da Polónia, este momento de dor e de profundo pesar, decidiu decretar Luto Nacional, período durante o qual a Bandeira Nacional será hasteada à meia-haste em todos os edifícios públicos no país e nas representações diplomáticas e consulares".
Antes dessa medida, o Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, numa mensagem enviada ao Presidente interino polaco, Bronislaw Komorowski, lamentou a morte do seu homólogo polaco, exprimindo as suas "sentidas condolências" ciente de que "a Polónia saberá ultrapassar mais este período de provas tão duras na sua caminhada histórica".